
Caro leitor, se você for um estudante saiba desde já que este artigo foi feito especialmente para você! Aos leitores mais experientes, valerá a pena conferir as dicas que quando jovens nem sempre nos apresentam sobre finanças. Afinal é na juventude que damos inicio ao gerenciamento de muitos setores nas nossas vidas, especialmente no quesito financeiro, e tem coisas que quanto mais cedo soubermos melhor nos tornaremos a administração das nossas vidas financeiras futuramente.
Por isso a equipe do Momento Financeiro elaborou um artigo onde as dicas caem perfeitamente para estudantes e até mesmo para nossos leitores mais experientes. Acompanhe!
Não espere pelo amanhã para economizar
Primeiramente é preciso saber e entender que sim, é normal vivermos no “status quo”, locução em língua latina que significa “no ou o estado das coisas”. Geralmente usada como uma expressão “status quo” na qual se refere neste texto a rotina que estamos acostumados a viver e consequentemente postergamos a decisão de dar início à economizar.
Entretanto pensar em investir apenas quando o salário aumenta é um verdadeiro equivoco. Por isso, não se esqueça de que é melhor poupar sempre ainda que pouco ou invés de esperar pelo grande salário, renda extra ou outras fontes para começar a investir. Portanto, comece desde cedo, o quanto antes economize o quanto puder.
O mercado espera pelo seu dinheiro
O mercado saberá quando começar a ter uma renda, em outras palavras, quando receber seu primeiro salário você passará a receber variadas ofertas de cartão de crédito, investimentos com a promessa de rendimentos altos e rápidos, assinaturas desnecessárias, altos limites de cartões de crédito ou cheque e assim por diante. Muitos e muitos produtos do mercado financeiro no qual você não precisa. Então valorize cada centavo e analise todo e qualquer um desses produtos e serviços antes de contratá-los.
Depois disso, outro fator bastante importante é os juros do cartão de crédito e cheque especial, portanto procure efetuar o pagamento dos mesmos case os tenha no dia certo afinal o juro desses produtos é o mais caro do mercado.
Suas experiências são uma verdadeira escola, por isso as leve a sério
Ainda que não esteja no emprego desejado, atuando na almejada carreira com o salário dos sonhos procure levar cada uma dessas etapas a sério por mais que não esteja satisfeito. Pois é no processo dessas fases em que se inicia o network, em outras palavras, a construção de uma rede de contato que é possível levar para o resto da vida e posteriormente poderá ser bastante útil futuramente, especialmente na vida profissional.
Morar com os pais não significa economia total
E não mesmo! Afinal quando passamos a receber nosso próprio salário e administrar nossas contas é bastante comum que surja desejos e tentações para que o dinheiro vá embora sem mesmo perceber e na maioria das vezes em algo sem tanta necessidade e funcionalidade.
Ganhar dinheiro é difícil, gastá-lo é tão fácil que chega assustar. Portanto se é possível morar com seus pais, more e policie-se para poupar sempre independente do quanto seja voltado para isso e não se esqueça de que estar sobre o mesmo teto que seus pais não é garantia de nada, afinal se não houver foco é possível endividar-se mesmo com a “comodidade financeira” por morar com os pais. Portanto, atente-se!
Não é errado e nem anormal não saber o que quer para o resto da vida
Acima de tudo é muito bom possuir um foco ou opções do que se quer fazer, contudo todos nós sabemos que a vida é uma verdadeira caixinha de surpresas. Afinal nos dias atuais é bastante comum vermos profissionais que atuaram longos anos da vida em suas carreiras e de repente optaram por mudar suas atuações, seja por motivos pessoais, financeiros, psicológicos ou até mesmo pelo fato de um belo dia resolver mudar.
É possível mudar e em muitos casos necessário, por isso não se prenda a ideia de que aos 35 anos de idade é preciso estar graduado, pós-graduado, casado, com filhos e feliz n carreira profissional, e se estiver e quiser mudar, tudo bem!
A juventude é uma só, porém fica melhor vivendo com consciência e moderação
Em suma, lembre-se de que a vida é longa e nos proporciona muitos e muitos momentos únicos e incríveis. Por isso não é necessário viajar sempre com os amigos em todas as férias semestrais, ir a todas as baladas ou acompanhar o lançamento de cada smartphone ou tênis. No entanto ainda que pareça não haver tempo para tudo não se preocupe pois todas as coisas virão perfeitamente na hora e você poderá pagar e até parcelar tudo se preciso.
Por isso, viva a juventude com moderação!