Confira dicas de como montar uma transportadora de pequeno porte

Confira dicas de como montar uma transportadora de pequeno porte

Publicidade

Sabemos que o momento atual desfavorece grande parte da população no quesito financeiro, especialmente quando o assunto for investir em algo. Contudo há quem esteja passando pela pandemia causada pelo Covid-19 com resultados melhores dos que os anteriores, afinal o consumidor está cada vez mais digital e com isso a demanda das transportadoras também aumentam.

Publicidade

Por isso elaboramos as dicas essenciais para quem almeja abrir seu próprio negócio, seja durante a pandemia ou pós-pandemia. Afinal o segmento esta se tornando cada vez mais promissor.

Publicidade

Primeiramente é muito comum que empreendedores possuam a dúvida sobre como montar uma transportadora de pequeno porte. Afinal de contas, esse é um tipo de negócio que exige bastante cuidado, pois a responsabilidade de transportar algo que não possui a si mesmo é grande.

O cuidado é extremamente necessário desde a compra de veículos, até a contratação de motoristas. E para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como abrir um empreendimento do gênero. Confira!

1.      Defina o tipo de transportadora

A primeira coisa que você precisa fazer se deseja abrir esse tipo de negócio é definir o tipo de transportadora que será aberta. Afinal de contas, não há como você atender todos os segmentos que necessitam desse tipo de serviço.

Entre os tipos de transportadora mais comuns estão:

  • Mudanças;
  • E-commerce;
  • Medicamentos;
  • Cargas pesadas;
  • Cargas alimentícias;
  • Cargas perigosas.

2.      Legalize o seu negócio é um dos passos de como montar uma transportadora de pequeno porte

O segundo passo de como montar uma transportadora de pequeno porte é legalizar o seu empreendimento. Nesse caso, a primeira coisa que você precisa ter é um CNPJ, pois é por meio dele que será possível emitir notas fiscais.

Mas além disso, também é necessário solicitar outros documentos importantes, como autorização da prefeitura municipal e o alvará do corpo de bombeiros. Além disso, é importante não esquecer de recolher os impostos mensais necessários.

Inclusive, é uma boa ideia contratar um contador para cuidar dessa questão.

3.      Pesquisa e planejamento

Mais um dos passos importantes de como montar uma transportadora de pequeno porte é fazer uma ampla pesquisa e elaborar o seu plano de negócios. Esse levantamento de informações irá te ajudar a entender mais à fundo as necessidades dos seus clientes, e também a sua concorrência.

Por sua vez, o plano de negócios servirá como um guia do seu empreendimento. Isso porque nele você irá colocar desde o valor necessário para abrir o negócio, até os principais desafios dele.

4.      Aquisição de veículos é um dos passos de como montar uma transportadora de pequeno porte

Um dos pontos mais importantes do processo de como montar uma transportadora de pequeno porte é a aquisição de veículos, e consequentemente esse é um dos que exige mais cuidado. Principalmente se você for comprar automóveis usados.

É muito importante escolher veículos que estejam com tudo em dia. Para quem não tem um orçamento inicial muito alto para adquirir vários automóveis logo de cara, também é interessante buscar parcerias com motoristas que tenham veículos próprios.

Importante, no caso de quem vai realmente comprar alguns veículos para a empresa, é indispensável contratar seguros para todos. Nunca se sabe quando pode acontecer algum imprevisto como um acidente ou até uma pane, e por isso é necessário manter o patrimônio da empresa

5.      Sistema de gerenciamento é um dos passos de como montar uma transportadora de pequeno porte

Outro aspecto indispensável no processo de como montar uma transportadora de pequeno porte é investir em um sistema de gerenciamento. É por meio dele que você conseguirá controlar tudo do seu negócio.

Desde o itinerário de cada motorista, até as finanças. Tentar fazer esse controle manualmente, sem o auxílio de um programa específico é um grande erro.

Isso porque você fica mais suscetível a erros, falhas e até mesmo golpes. Então vale à pena reservar um pouco do capital inicial para comprar uma licença do gênero.

6.      Tenha uma equipe capacitada

Por fim, mas não menos importante, é necessário investir em uma equipe capacitada. Mesmo sendo uma empresa de pequeno porte, todos os funcionários precisam estar preparados para atender as demandas diárias.

Desde a pessoa responsável por realizar orçamentos e pegar os serviços, até os motoristas. Logo, não deixe de investir nesse aspecto.

Não deixe de colocar essas dicas de como montar uma transportadora de pequeno porte em prática. Por meio delas será mais fácil evitar uma série de erros comuns que podem prejudicar o sucesso do seu empreendimento e acredite este ramo só apresenta tendência a crescer. Boa sorte!

Veja também: Tabacaria, o negócio da moda! Saiba como montar uma

Leave a Comment