
Manter um desempenho de qualidade profissional exige um descanso merecido com tranquilidade e sono saudável. Afinal bons resultados no setor profissional exigem uma atividade um tanto quanto barata, literalmente zero custo.
Contudo, parece um paradoxo, mas a performance tem se conectado cada vez mais com os estudos e resultados apresentados no quesito sono e produtividade profissional.
Pesquisas realizadas no setor apontam que o sono de qualidade e meditação resulta em um descanso de ponta para desenvolvimento em inúmeros setores da vida, especialmente o profissional. Com isso será possível diferenciar o profissional produtivo do improdutivo, estressados e perceptivelmente fadigados daqueles dispostos e atentos.
Com isso os profissionais que aplicam determinado ponto em sua rotina passam a serem mais valorizados, afinal seus rendimentos são claros e visíveis. Como resultado a nova geração inicia sua vida profissional apta a essa prática.
Descanso e habilidades interpessoais
Nos últimos tempos as habilidades humanas têm sido mais valorizadas que as técnicas chamadas Soft Skills, onde se destaca a boa comunicação, relacionamento e criatividade.
Contudo, o ponto negativo nesse quesito é que a exaustão causada pela insônia afeta um tanto quanto o funcionamento do cérebro e até mesmo o humor do profissional.
Consequentemente a indústria deste setor vem crescendo de forma considerável ultimamente através do constante agito da vida moderna, super conectada, pois surge deste ponto a ansiedade não levada a sério, porém é a partir daí que problemas mais sérios passam a surgir.
Sonecas
Em primeiro lugar, você sabia que a famosa soneca, ou o “cochilinho de 10 minutos” fazem toda a diferença de forma positiva quanto à caminhada após o almoço, paradas entre reuniões para um café e meditações?
Pesquisadores defendem não só as sonecas durante o dia como a Siestas, aliás, você o que e o que significa?
Em outras palavras, tirar um cochilo em espanhol. Nada tão diferente do termo usado no Brasil, porém há dessemelhanças na forma em que o país pratica a famosa soneca após o almoço. Confira algumas curiosidades a seguir:
- Não é norma, porém lojas, escritórios, entre outros comércios baixam as portas entre 14h e 17h para a siestas. Estabelecimentos menores como lojinhas de bairro e padarias fecham, já rede de grandes lojas como Zara permanece aberta;
- A hora da siesta não é regra, por isso alguns estabelecimentos fecham das 14h as 17h, das 14h as 17 ou das 15:30 as 16:30. Isso significa que o funcionamento do estabelecimento funcionará de acordo com o sono do proprietário;
- Bancos também não seguem o horário comercial, normalmente funcionam das 8h as 14h e as vezes abre as quintas-feiras a tarde depois de uma siesta das 16h as 19h.
Contudo, pesquisadores também apontam que é bastante comum acordarmos durante a noite, pois mesmo sem que nos demos conta temos um sono picado entre as 2h e as 4h da manhã. Entretanto, não se preocupe! Isso é bem normal.
Dicas para dormir e render melhor
Acima de tudo, procure não “brigar com a insônia”. O ciclo vicioso de não dormir faz com que a insônia passa a fazer parte da sua vida, este ciclo existe e com isso ela tende a se desencadear cada vez mais.
Reconheça as soft skills (atributos pessoais positivos para um bom reconhecimento na vida profissional) mais importantes na sua esfera de atuação e a deixe florescer.
Posteriormente, procure praticar as atividades em que mais lhe proporcionam prazer. Mesmo que não tenham utilidade para o âmbito profissional. Além da atividade física que representa grande porcentagem no desenvolvimento saudável do ser humano em todos os aspectos.
Em suma, afastar-se do celular não poderia ficar fora dessa. Procure zerar suas atividades no celular pouco antes de dormir, afinal ele é um dos maiores vilões no desenvolvimento de muitos setores da vida.
Curtiu nossas dicas? Compartilhe!