Golpe dados na internet usando IA

Publicidade

Publicidade

Os golpes na internet estão se tornando cada vez mais sofisticados, comuns e perigosos, e a Inteligência Artificial (IA) está sendo usada como uma ferramenta poderosa pelos criminosos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a IA está sendo aplicada em golpes e fraudes digitais:

Publicidade

Além desses, a IA também pode ser usada para tornar outros golpes digitais mais eficientes, como analisar dados de potenciais vítimas e personalizar mensagens para aumentar a chance de êxito.


Tipos de golpes usando a IA

A IA acaba sendo uma “automatizadora” de tarefas, tornando os golpes mais sofisticados à medida que os criminosos requisitam os dados certos para burlar sistemas legítimos de proteção e driblar barreiras de segurança. Portanto, é essencial que todos nós estejamos atentos e saibamos identificar esses golpes para nos protegermos online.

– Deepfakes: técnica usa IA para criar vídeos ou áudios falsos, mas extremamente convincentes, de pessoas reais. Os golpistas podem usar deepfakes para se passar por alguém conhecido da vítima, como um familiar, chefe ou autoridade, pedindo dinheiro ou transferências bancárias. Os criminosos emulam as vozes e imagens dos executivos, convencendo as vítimas a seguir suas instruções para transferir dinheiro para contas bancárias designadas .

– Captura de impressões digitais falsas: usam tecnologia de impressão 3D para criar réplicas de alta qualidade de impressões digitais .

Chatbots maliciosos: usam chatbots com IA para automatizar golpes online. Esses chatbots podem ser usados para coletar informações pessoais de vítimas, enviar mensagens de phishing personalizadas em larga escala, ou até mesmo negociar golpes com as vítimas, tornando o golpe mais natural.

– Golpes de phishing personalizados: enviam e-mails, mensagens SMS ou via WhatsApp como isca. As IAs agora são empregadas para personalizar essas mensagens, tornando-as mais convincentes e direcionadas. A linguagem utilizada nos e-mails está se tornando menos tosca e mais convincente, graças à IA.

– Reconhecimento facial falso: usam a IA para reproduzir o rosto de uma vítima a partir de uma imagem. Isso permite que eles burlarem sistemas de reconhecimento facial, conhecido como o “golpe da cara falsa” 1.

– Áudios falsos: o famoso “golpe do parente pedindo dinheiro no WhatsApp” agora usa áudios falsos. Cibercriminosos criam áudios com a voz da vítima a partir de qualquer exemplo de sua voz, incluindo mensagens de voz obtidas em um WhatsApp clonado 12.

 

Como se proteger de golpes da internet com IA

– Desconfie de mensagens urgentes ou que pedem dinheiro: criam senso de urgência para que a vítima não pense direito.

– Verifique a fonte da informação: recebe uma mensagem de alguém conhecido pedindo dinheiro, entre em contato com essa pessoa por outro meio para confirmar a veracidade da mensagem.

– Tenha cuidado com links e arquivos anexos: não clique em links nem abra arquivos enviados por desconhecidos.

 

Saiba mais

Como se proteger do golpe da renda extra?

Como funciona o golpe do consignado?

Black Friday ou Black Fraude? Os golpes vêm de todos os lados