Veja como a ansiedade pode afetar suas finanças e como controlar a situação

Publicidade

Sabemos que a ansiedade tem afetado milhares de brasileiros nos últimos tempos. Os motivos que causam a doença psiquiátrica são dos mais variáveis, principalmente nos últimos anos em que o mundo vem enfrentando uma das maiores crises pandêmicas da história. Embora o brasileiro seja considerado o povo mais ansioso do mundo. Por isso, em consequência de diversos fatores a ansiedade financeira tem se tornado um dos principais fatores que levam a população a conhecer a doença.

Publicidade

Contudo, é bastante comum que a boa parte da população afetada pela ansiedade financeira não assuma ou leve a sério determinada situação. Na maioria das vezes, não assumem precisar ajudar ou até mesmo não percebem mudança de comportamento através das finanças. Por isso, elaboramos este artigo para contribuir na sua autoanalise sobre a ansiedade financeira. Acompanhe!

Publicidade

Dinheiro X Saúde mental

Estudos apontam que ansiedade e depressão possuem forte relação com dinheiro e organização financeira. Por isso, com o intuito de entender a fundo a doença que muitas vezes é causada por problemas financeiros, em 2016 foi fundado o Instituto sobre Dinheiro e Saúde Mental através de uma organização britânica que possui objetivo único explorar e entender o tema.

Consequentemente, pesquisas do instituto apontam dois pontos importantíssimos: dificuldade financeira pode ser o fator responsável por diversos problemas de saúde como ansiedade, estresse, insônia e depressão.  Além disso, quem sofre de determinados problemas possui grande tendência a tomar decisões financeiras ruins.

Como detectar a ansiedade financeira?

Conforme citamos no início deste artigo, infelizmente ainda é muito comum que pessoas que enfrentam a ansiedade financeira não encarem a situação e muitas vezes nem percebem os reflexos da mesma. Por isso elaboramos dicas simples e objetivas que podem te ajudar a detectar a ansiedade ou o início dela. Confira a seguir:

  • Dificuldade em organizar o orçamento;
  • Analisar documentos, como de dívidas;
  • Realizar tarefas que estejam relacionadas a dinheiro, como efetuar o pagamento de contas;
  • Evitar o impulso de compras;
  • Esquivar-se de decisões impulsivas como solicitar empréstimos com o intuito de sanar problemas imediatamente;
  • Não possuir noção dos gastos.

Como vencer a ansiedade financeira?

Ao detectar a ansiedade financeira não perca tempo em dar início a mudança de seus hábitos. Contudo, não hesite em procurar ajuda caso não tenha mais controle de suas crises ou situação financeira. Veja a seguir alguns hábitos que podem te ajudar e fazer toda a diferença em sua saúde financeira e automaticamente na vida. Confira:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário