
VOCÊ É MAIOR OU MENOR DE IDADE?

Quais os critérios para participar do programa Jovem Aprendiz Melissa?
Conforma citado no trecho acima. Para participar do programa é necessário que o jovem atenda aos critérios determinados pelo próprio Governo na criação do projeto. Por isso, leia atentamente quais são a seguir:
- É necessário estar matriculado e frequentar regularmente o ensino fundamental ou médio da escola pública ou ser bolsista em ensino privado;
- Caso tenha concluído o ensino médio, poderá participar do programa comprovando a conclusão;
- Ter idade entre 14 e 24 anos.
Benefícios
O jovem participante de qualquer programa de aprendizagem possui direitos trabalhistas como qualquer outro trabalhador com carteira assinada. Portanto, a lei do aprendiz garante ao aprendiz os seguintes benefícios:
- Salário compatível com o cargo;
- Férias remuneradas;
- FGTS;
- Vale transporte;
- Registro em carteira;
- Curso de capacitação profissional. LEIA MAIS…
Veja também:
APRENDIZ BRADESCO
O programa Jovem Aprendiz Bradesco é uma oportunidade única, principalmente para as pessoas de baixa renda.
Além de ser um emprego, o jovem que consegue essa oportunidade, para o mercado de trabalho futuramente o currículo será desejado.
Contudo, aos que se destacam nesse programa aprendiz, o banco da a chance de permanecer mesmo após o fim do contrato.
Tornar-se um Jovem Aprendiz Bradesco é o sonho de muitas pessoas, principalmente no primeiro emprego.
Afinal, por meio desse projeto o estudante terá a sua primeira experiência profissional no mercado de trabalho, além de trabalhar poucas horas por dia. Portanto, para saber mais sobre o programa, benefícios e como se inscrever continue acompanhando o artigo!
Sobre o Jovem Aprendiz Bradesco
Desde 2000, o programa é instituído pelo governo federal. Ou seja, o principal objetivo do programa é combater a fome e ajudar jovens em estado de vulnerabilidade, prometendo inserir esse grupo economicamente vulneráveis. Embora cada empresa possa fazer suas próprias regras, existe requisitos padrão exigido pela Lei de Aprendizagem, ou seja, a faixa etária para esse público-alvo é de 14 a 24 anos.
Vale ressaltar que o Jovem Aprendiz é uma lei, toda empresa ou organização de médio ou grande porte é obrigada a reservar um percentual de até 15% para contratar esses funcionários. Portanto, esse percentual se refere a empresas maiores, e podem variar de 5% a 15%.
Requisitos exigidos pelo programa Jovem Aprendiz
Também conhecido como menor aprendiz, para se inscrever no programa, além de estar dentro de uma faixa etária definida, são necessários a frequência escolar e o comprovante de frequência. Confira as regras para participar do programa.
- Ter idade mínima de 16 anos, e a idade máximo 26;
- Estar matriculado no ensino médio (escola pública), ou já ter concluído;
- Ter visão de futuro na empresa. Leia mais…