Jovem Aprendiz CIEE – Conheça o programa, benefícios e como se inscrever

Publicidade

Vamos falar aqui sobre o Jovem Aprendiz CIEE. Ingressar no mercado de trabalho sem experiência profissional ou conhecimento em determinadas áreas sempre foi a grande dificuldade enfrentada por jovens brasileiros que buscam por sua primeira oportunidade no mercado profissional a fim de se encontrarem em suas profissões.

Publicidade

Contudo, infelizmente o que pouca gente sabe é que o Governo Federal criou o Programa Jovem Aprendiz em 2005 com o intuito de inserir o jovem no mercado de maneira segura e legal. Afinal, ainda é muito comum que crianças e adolescentes trabalhem ilegalmente.

Publicidade

Por isso, a lei que rege o programa garante que o participante que atenda aos critérios do mesmo possua direitos trabalhistas como um trabalhador que exerce sua função legalmente. Por isso, se você procura pela primeira oportunidade de um emprego ou conhece alguém com este perfil, continue lendo este artigo e saiba tudo sobre o Programa.

O que é o Jovem Aprendiz CIEE?

Acima de tudo, é imprescindível entender o que é e como funciona o programa que já disponibilizou oportunidade de empregos a milhares de jovens. Portanto, a Lei do Aprendiz determina que empresas consideradas de grande e médio possua o dever de contratar de 5% as 15% de jovens aprendizes. Depois disso, também é importante lembrar que assim como as empresas devam atender aos critérios da lei, os jovens participantes também devem atentar-se as exigências do projeto.  Continue lendo o artigo para saber quais são.

Posteriormente, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é um forte parceiro do programa. Pois é uma associação brasileira privada sem fins lucrativos reconhecida como utilidade pública. Afinal, dentre variáveis programas a mesma inseri jovens no mercado de trabalho por meio de treinamentos, programas de estágio e aprendizagem com salários e bolsas-auxílio de R$400 a R$1.200. Portanto, o Jovem Aprendiz CIEE é um dos programas mais almejados por jovens a procura do primeiro emprego.

Quais os requisitos para participar?

Brevemente citado no início do artigo o jovem interessado em participar do Jovem Aprendiz CIEE precisa atender a alguns requisitos impostos pelo próprio Governo na criação do mesmo. Portanto, assim como as empresas o jovem também atender aos seguintes critérios:

  • Ter idade entre 14 e 24 anos;
  • Estar cursando ou já ter concluído o ensino fundamental e médio na rede de ensino pública.

Benefícios Jovem Aprendiz CIEE

O jovem participante do programa possui o direito de disfrutar dos benefícios trabalhistas como qualquer outro trabalhador. Portanto, além da qualidade de ensino oferecida pelo CIEE o jovem também conta com as seguintes bonificações:

  • Vale alimentação;
  • Vale transporte;
  • Salário de acordo com o cargo e horas trabalhadas;
  • Férias remuneradas;
  • Entre outros.

Depois disso, vale lembrar que estes são os benefícios previstos na lei do aprendiz. Por isso, a empresa em que contratar o jovem através do Centro de Integração Empresa-Escola poderá disponibilizar benefícios além dos citados acima.

Como me inscrever para o Programa Jovem Aprendiz CIEE?

Para participar do processo seletivo do programa, basta acessar o site oficial da associação e registrar seu interesse em ser um Jovem Aprendiz CIEE. Este processo poderá ser feito no canto superior direito no site onde há a opção de ‘Acessar/Cadastrar’. Portanto, caso já tenha cadastro no site, faça seu login e registre seu interesse nas próximas etapas completando seus dados e finalize sua inscrição. Atente-se aos meios de contato inseridos, pois assim que as vagas com o seu perfil forem disponibilizadas o setor responsável entrará em contato com você através dos mesmos.

Caso não possua cadastro, faça o seu neste link. É bem simples e rápido. Siga os mesmos passos citados acima para quem já possui o login, seja positivo e boa sorte!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário