Jovem Aprendiz Senai: Conheça sobre o programa e quais benefícios são oferecidos

Publicidade

Você conhece o programa Jovem Aprendiz Senai? A parceria foi estabelecida para ajudar os jovens a entrar no mercado de trabalho e ganhar experiência para o futuro. No entanto, por ser um programa supervisionado pelo governo, existe uma lei regulamentadora que supervisiona, esse projeto é regido Lei da Aprendizagem. Com isso, empresas de médio e grande porte precisam inserir entre 5% e 15% de seus aprendizes em suas equipes. Por isso, o Senai é responsável por oferecer cursos de capacitação. Para saber mais, fique atento.

Publicidade

Como funciona o programa Jovem Aprendiz Senai?

Primeiramente, é importante ressaltar que pessoas que possuem esse ensino no currículo tem um índice de aprovação no mercado de trabalho. Afinal, o Serviço Nacional de aprendizado Industrial (SENAI) é uma das instituições de maior peso positivo no setor educação e no mercado da indústria. A escola profissionalizante faz parte das empresas grande porte, além de ser renomada nacionalmente. Milhares de portas de emprego foram abertas para inúmeros jovens.

Publicidade

Contudo, por meio do projeto “Aprendiz Industrial”, os interessados que se enquadram na idade requerida que é de 14 a 24 anos podem dar início em suas jornadas trabalhistas mesmo sem nenhuma experiência posterior.

Regras para participar do programa Jovem Aprendiz SENAI

A rigorosa e importante Lei da Aprendizagem juntamente com o Decreto Federal determinou que negócios empresariais que se enquadram em médio e grande porte devem obter no time de funcionários uma porcentagem estipulada de 5% a 10% de jovens aprendizes com idade requerida de 14 e 24 anos. Portanto, logo, todo e qualquer negócio que tem o objetivo de educar profissionais através de colaboradores pode inscrever e empregar os mesmos com idade citada acima no programa do SENAI.

E assim as indústrias dentro do Estado em que estejam cadastradas para parceria contratam o candidato interessado por determinado tempo. Os mesmos recebem, treinamento e preparo profissional além do conjunto de benefícios trabalhistas decretados em lei.

Quais são os requisitos do Jovem Aprendiz SENAI?

  • Estar dentro da idade estipulada: 14 e 24 anos;
  • Ainda estudar ou ter acabado o Ensino Fundamental e Médio;
  • Inexperiência profissional.

Sobre os benefícios do Jovem Aprendiz SENAI

No entanto, o inscrito futuramente firmado pela companhia ou negócio parceiro terá o direito de recolher aos benefícios estipulados pela Lei da Aprendizagem. Além disso, é primordial destacar que o jovem participante do programa terá funções e obrigações assim como qualquer semelhante contratado, igualmente como benefícios também.

Veja quais são os benefícios dos jovens

  • FGTS;
  • Salário mínimo;
  • Carteira registrada;
  • Vale-transporte;
  • 13º salário;
  • Férias escolares e interligadas com as férias remuneradas;
  • Curso de capacitação.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Senai?

Contudo, o jovem interessado deverá procurar pelo setor de RH da empresa escolhida e comunicar que a vaga o interessa. Automaticamente a empresa checará a disponibilidade de vagas no programa e informará o preenchimento do formulário necessário. Este formulário, difere de uma empresa para a outra.

Em suma, assim você iniciará o primeiro passo de uma grande jornada em sua vida profissional, e nós lhe desejamos sucesso! Caso você não preencha os requisitos necessários para este programa Jovem Aprendiz em específico, não desanime. Este programa é amplo e nós postaremos as novidades aqui.

Veja também: Jovem Aprendiz Bradesco: Conheça os benefícios incríveis para jovens e como se inscrever