Antes de renegociar suas dívidas, confira essas dicas!

Publicidade

A renegociação de dívidas é um verdadeiro aliado para quem procura sair do vermelho. Quando bem feita, é possível economizar valores consideráveis em apenas uma renegociação. Contudo, se feita de maneira “errada” a chance de deixar sua situação financeira mais complicada ainda é grande.  Afinal não é porque está quitando suas inadimplências que qualquer proposta de negócio como parcelas do valor total, possíveis descontos entre outras opções disponibilizadas pelas empresas  deverão ser aceitas de primeira.

O time Momento Financeiro elaborou algumas dicas simples e objetivas que grande maioria das pessoas se esquece ao renegociar suas dívidas. Consequentemente acabam deixando a situação um pouco pior simplesmente por não estudar e lançar propostas ou até mesmo por pressa para se livre da negativação do nome. Leia este artigo e confira as dicas que farão toda a diferença ao sair do vermelho.

Publicidade

Lance sua proposta

Acima de tudo, antes de procurar pela renegociação de suas dívidas estude sua atual situação e faça um planejamento financeiro para saber o quanto poderá pagar de parcelas sem apertar demais o orçamento. Caso opte pela quitação fracionada. Posteriormente, os bancos na maioria das vezes oferecem ótimos descontos quando a dívida é paga no dinheiro, por isso é necessário possuir valores superiores ou iguais ao da sua dívida.

Publicidade

Portanto fazer horas extras, vender algo em boas condições que não usa mais ou um segundo trabalho temporário para juntar o valor necessário para quitação da dívida é uma boa ideia. Depois disso, tendo um valor considerável em mãos entre em contato com a empresa em que deseja negociar e lance sua proposta de maneira firme e objetiva. Não deixe com que a negociação fique apenas nas mãos do mesmo e sim de ambos.

No entanto, proponha algo cabível e caso não seja aceito vale procurar por outras negociações em outras entidades. Vale ressaltar também que é bem mais vantajoso a empresa aceitar determinada proposta a vista do que deixar a dívida crescendo cada vez mais. Atente-se e não caia no impulso de aceitar qualquer proposta que lhe oferecerem, seja a vista ou parcelada. Pois é exatamente aí que muita gente dificulta sua situação financeira por se sentir pressionada na negociação e acaba aceitando o que empresas impõe e não o que é cabível para você.

Solicite o cálculo da dívida

Pouquíssimas pessoas possuem o conhecimento de que é direito do consumidor obter acesso a evolução de suas dívidas. Por isso antes de tudo solicite a planilha de seus débitos contendo informações detalhadas e atualizadas referente à evolução de sua dívida até a data do pedido. Neste documento denominado “Planilha de Evolução da Dívida” será apontado como sua dívida chegou a tal valor. O mesmo estará incluso detalhes como multas, juros, taxas e métodos de cálculos aplicados.

Contudo, é possível que algumas empresas dificultem seu acesso a este documento. Portanto neste caso vale entrar em contato com o PROCON ou advogado bem como, caso encontre alguma cobrança abusiva no documento.

Fique atendo com venda casada

A famosa venda casada é uma prática criminosa e infelizmente muitas empresas dizem só conseguir fechar acordo se você comprar um seguro ou qualquer outro produto oferecido exclusivamente por eles. Portanto entenda com clareza o que está sendo oferecido a você e o que está contratando e assinando. Posteriormente, caso perceba que está sendo vítima deste tipo de venda não hesite em entrar em contato com o PROCON.

Oportunidades chamadas Feirões

Periodicamente financeiras e bancos realizam feirões de renegociação e é aí que oportunidades para quitar sua dívida com descontos que devem ser aproveitados acontecem. Por isso, a dica é ficar de olho nas informações lançadas diretamente no site da empresa em que você deve, pois infelizmente esses feirões não possuem data específica para acontecer.

Na dúvida, comece a juntar dinheiro o quanto antes para aproveitar a oportunidade que o feirão pode proporcionar. Afinal na luta para se livrar das dívidas vale esperar por grandes oportunidades e se preparar para usar renegociações de forma correta. Afinal além de economizar valores consideráveis os mesmos poderão ser utilizados em outros setores que trarão benefícios e melhora na vida do consumidor.