

O score de crédito é uma pontuação que mede o risco de um consumidor não pagar suas dívidas. Ele é calculado por empresas de análise de crédito, como por exemplo, a Serasa e a Boa Vista SCPC, e é usado pelos bancos e financeiras como ferramenta de avaliação dos riscos para concessão de crédito ao consumidor. Quanto maior o score, maior a confiança das instituições financeiras em conceder crédito ao consumidor.
É importante lembrar que aumentar o score leva algum tempo, além de exigir esforço e comprometimento por parte do consumidor. Por isso, a ideia do Momento Financeiro é dar subsídios, que auxiliará as pessoas a aumentar seu score e melhorar suas chances de conseguir crédito, cartão de crédito no futuro.
Dez dicas para aumentar o score
– Nome limpo: É importante pagar todas às contas em dia.
– Cadastro positivo: É o registro de todos os pagamentos feitos em dia por parte do consumidor.
– Dados cadastrais: Manter o cadastro em bancos, financeiras e lojas atualizados.
– Crédito: O excesso de solicitações de crédito, prejudica o consumidor junto aos bancos.
– Internet segura: Levar muitos golpes prejudica o score do consumidor.
– Histórico: É interessante ser bom pagador e consumidor de crédito por muito tempo.
– Uso responsável: Deve-se evitar ao máximo o uso do crédito rotativo..
– Contas em dia: O histórico de pagamentos é um dos fatores mais importantes para o cálculo do score.
– Inadimplência: O consumidor dever negociar e propor um plano de pagamento para quitação das dividas.
– Crédito básico: Se o consumidor que um cartão de crédito e tem pontuação baixa deve começar pelos cartões de crédito básicos.
Exemplos de pontuação de score que facilita ou não a aprovação de um cartão de crédito
Quanto maior o score, maiores serão as chances de conseguir um cartão de crédito com juros e condições mais favoráveis.
– 300 a 499 de score: Chance de aprovação baixa.
– 500 a 699 de score: Chance de aprovação média.
– 700 a 999 de score: Chance de aprovação alta.
Metodologia de cálculo do score
As empresas e entidades de análise de crédito usam uma variedade de dados para calcular o risco de crédito, incluindo:
– Histórico de pagamento: Por isso, é muito importante manter organizado e atualizado informações sobre o histórico de pagamento de contas, empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.
– Dados cadastrais: Manter sempre atualizados Informações como nome, endereço, telefone e renda, pois são usadas para avaliar o risco de crédito.
– Informações de crédito restritivas: Informações sobre dívidas atrasadas ou não pagas também são usadas para avaliar o risco de crédito.
Empresas e entidades de análise de crédito e consulta de escore
São organizações que coletam e fornecem informações sobre o histórico financeiro de pessoas e empresas, que posteriormente são utilizadas por bancos, financeiras, empresas de carão de crédito e outras instituições que avaliam o risco para conceder crédito.
No Brasil, as principais empresas e entidades de análise de crédito são:
– Serasa Experian: Considerada a maior empresa de análise de crédito do Brasil. Ela oferece uma variedade de produtos e serviços, incluindo o Cadastro Positivo, que registra as informações sobre contas pagas em dia. Consulta pontuação
– Boa Vista SCPC: Oferece uma variedade de produtos e serviços, incluindo o Score Boa Vista, que é uma pontuação que indica a probabilidade de uma pessoa ou empresa pagar suas dívidas. Consulta pontuação
– Quod: Empresa de análise de crédito que se concentra em empresas de pequeno e médio porte. Oferecendo uma variedade de produtos e serviços, incluindo o Score Quod, que é uma pontuação que indica a capacidade de uma empresa de pagar suas dívidas. Consulta pontuação
– CDL: As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) também oferecem serviços de análise de crédito para empresas. Essas entidades coletam informações sobre o histórico financeiro das empresas associadas e as disponibilizam para outros lojistas. Consulta pontuação