Finanças em casal: Como tomar decisões quando o assunto é financeiro

Finanças em casal: Como tomar decisões quando o assunto é financeiro

Publicidade

Quando duas pessoas se casam, a principal escolha é se adaptar as rotinas e costumes do outro. Mas, muitas das mudanças, a mais estressantes e que leva a brigas são o financeiro do casal. Afinal, as maiores brigas no relacionamento são sobre o financeiro.

Publicidade

Portanto, as seguintes perguntas são fundamentais nesse meio: Uma conta conjunta não seria melhor? Todos pagam as contas de casa? Seria melhor uma pessoa pagar apenas pelo quarto e a outra gastar sem precisar de preocupar. Por isso, a seguir listaremos alguns tópicos que ajudam na vida financeira dos casais.

Publicidade

2 dicas para tomada de decisões sobre o financeiro do casal

  1. Conversar sobre o assunto

Primeiramente, o principal é falar sobre a questão abertamente. Não falar nada e nem se vão dividir contas, claramente é um motivo para muitas brigas. Afinal, distribuir salário e definir metas para o dinheiro é preciso.

Além disso, essa questão se trata de influência cultural e familiar. Uma pessoa que cresce vendo os pais dividirem tudo, principalmente as contas, acaba que se comportando igual. Fora que esse assunto também incentiva na criação livre, com o parceiro sempre incentivando a sua parceira a ser independente.

Por exemplo, se um membro do casal ganha bem mais que o outro (ou seja, o dobro) o mais correto é quem ganha mais, bancar um pouco mais das contas. Isso porque, uma pessoa acabará tendo um padrão melhor, enquanto a parceira(o) terá dificuldade em pagar as contas e sobrar um pouco para lazer. Portanto, o recomendado é que dívida as contas proporcionalmente.

  1. Organizar as contas

Quando um casal decide fazer uma conta conjunta, o certo é sempre manter o diálogo. As vezes acontece de um casal criticar as escolhas e decisões financeira do outro, sempre que as finanças não estão em um momento bom.

Contudo, é extremamente importante que todo mês o casal reserve um dia para falar sobre o futuro das finanças. Afinal, nas brigas o assunto não pode ser somente o dinheiro. Isso porque, quanto mais você falar, planejar e economizar para o futuro, as chances serão maiores de obter sucesso financeiro.

Os relacionamentos de ricos são construídos na base de um legado de patrimônio financeiro juntos. Algumas pessoas preferem separar em vez de juntar contas, enquanto outras optam por ter tudo em uma conta para evitar dores de cabeça.

Veja também:  Confira as dicas para aumentar a rentabilidade dos seus investimentos em 2021