Lula vence Bolsonaro na eleição mais apertada desde redemocratização

Lula vence Bolsonaro na eleição mais apertada desde redemocratização

Publicidade

Na eleição para presidente mais acirrada do Brasil desde a redemocratização, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu Jair Bolsonaro (PL) no pleito realizado no domingo (30/10). O petista conquistou 60.345.999 votos, atingindo 50,90% dos votos válidos. Atual presidente, Bolsonaro teve a preferência de 58.206.354 eleitores. A confirmação da vitória de Lula saiu perto das 20 horas. Quando atingiu 59,4 milhões de votos, Lula não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que naquela altura, com 98,81% das urnas apuradas, tinha 57,5 milhões de votos.

Publicidade

Após o anúncio da vitória, Lula discursou em São Paulo, tendo uma das falas mais fortes a de que “não existem ‘dois Brasis'” e de que “é hora de baixar as armas”. Enquanto isso, parte de seus eleitores se aglomerou para comemorar a vitória na Avenida Paulista e em diversas cidades do Brasil. A festa avançou madrugada adentro. Do outro lado, Jair Bolsonaro se manteve em silêncio desde a divulgação do resultado. O atual presidente se manteve no Palácio da Alvorada, em Brasília, e não atendeu apoiadores nem imprensa. Na manhã desta segunda-feira (31), se dirigiu até o Palácio do Planalto, também sem emitir qualquer declaração sobre o resultado das eleições.

Publicidade

Resultados inéditos

Luiz Inácio Lula da Silva se torna, com a vitória no pleito deste ano, o primeiro presidente do Brasil a ser eleito por três mandatos. Ele também bateu o próprio recorde de votação ao atingir 60,3 milhões de votos. Com a derrota, Jair Bolsonaro se torna o primeiro presidente do Brasil a tentar a reeleição e não conseguir. Apesar disso, o atual presidente conseguiu uma grande bancada na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, além de ajudar diversos governadores que o apoiaram a se elegerem. Alguns deles são Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo; Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro; Ratinho Junior (PSD), no Paraná; Jorginho Mello (PL), em Santa Catarina, entre outros.

Terceiro mandato

Luiz Inácio Lula da Silva tem 77 anos de idade e será presidente do Brasil pela terceira vez a partir de 1° de janeiro de 2023. Ele já foi presidente ao vencer as eleições de 2002, governando o Brasil de 2003 a 2006; e, depois, foi reeleito em 2006 para governar entre 2007 e 2010. Metalúrgico, iniciou na carreira política em 1982, durante as eleições para o governo de São Paulo. Na ocasião, foi derrotado. Dois anos depois, em 1984, participou da campanha Diretas Já e, em 1986, conseguiu ser eleito deputado federal pelo estado de São Paulo. Disputou as eleições para presidente em 1989, 1994 e em 1998, perdendo nas três ocasiões. Manteve-se como uma grande liderança da esquerda no Brasil, conseguindo ser eleito em 2002 ao bater o tucano José Serra. Em 2006, venceu outro tucano: Geraldo Alckmin, seu atual vice-presidente.