O que esperar do mercado imobiliário em 2020?

O que esperar do mercado imobiliário em 2020?
O que esperar do mercado imobiliário em 2020?
Publicidade

Em meio a tantas inconstantes mudanças no cenário econômico brasileiro, um dos assuntos mais comentados pela população é: O que esperar do mercado imobiliário em 2020.

Por isso, elaboramos um artigo onde as tendências representarão oportunidades e expectativas para aqueles que buscam uma direção no novo ano.

Publicidade

Acima de tudo, sabemos que o sonho da casa própria é um dos, mais almejados por brasileiros, não é mesmo? Em 2016 uma pesquisa feita com cidadãos com faixa etária de 18 a 64 anos mostrou o desejo em possuir a casa própria. Entretanto parecia algo tão distante, já que nos últimos 3 anos o mercado imobiliário passava por difíceis instabilidades.

Publicidade

Porém, o segundo semestre de 2019 surpreendeu os sonhadores de plantão com uma verdadeira estagnada no mercado imobiliário devido as decisões governamentais. Afinal nos últimos tempos, problemas socioeconômicos limitavam o avanço do setor determinado. Contudo, parece que essa fase está chegando ao fim e é hora de dar o primeiro passo para investir no sonho que parecia um tanto quanto distante.

A crise

O mercado imobiliário nacional passou cerca de 3 anos em “stand-by” devido as crises políticas e econômicas. Com isso empresas passaram a rever o modelo de negócio em que trabalhavam, deixando então de investir para apensas gerenciar o que já haviam construído além de aluguel de imóveis.

Depois disso, especialistas passaram a enxergar um novo cenário se aproximando com estimativa de pelo menos 5 anos de durabilidade para o mercado de imóveis. Pois espera-se ascensão de juros menores, maiores números de oportunidades, facilidade em financiamento bancário e segurança em quesito jurídico. Somando todos esses fatores positivos o mercado passa a oferecer segurança para investimento que agradarão todos os públicos.

Com tanta opção e oportunidade o setor finalmente volta a se consolidar. E com isso a Abecip (Associação Brasileira das Entidade de Crédito Imobiliário e Poupança) anunciou aumento de 30% em construções e compras de imóveis nos últimos tempos. Diferentemente dos anos anteriores onde o avanço era bem menor.
Posteriormente os números não param de subir e o crescimento na compra de imóveis para construção indica que imobiliárias voltem a trabalhar normalmente como antes.
Contudo, especialistas acreditam que o “período das trevas” no mercado imobiliário está chegando ao fim. E de agora em diante o período será ótimo não só para compra como para construção, investimento de forma geral.

O mercado em 2019 e as previsões para 2020

Ao contrário do setor imobiliário o desempenho econômico brasileiro para muitas segmentos ainda não é nada satisfatório, afinal os negócios no quesito imóvel só da sinais de auto crescimento. Não somente nos empreendimentos, como em vendas.

Por isso a Câmara Brasileira da Indústria e Construção (CBIC) estima que o aumento de vendas no setor possua tendência a aumentar constantemente além de poder alcançar altos padrões, pois moradias podem ser financiadas com fundos utilizáveis, como por exemplo: Poupanças.

Posteriormente no Programa Minha Casa Minha Vida, que subsidia moradias mais simples a determinada população que tem de optar por um financiamento através do FGTS, o ritmo permanecerá o mesmo. Pois segundo o Celso Petrucci, presidente CBIC o que alavancará o mercado imobiliário será a venda de imóveis de alto padrão e médio.

Contudo, isso não quer dizer que o setor popular não irá apresentar desempenhos, ou que não sairá da fase ruim, afinal uma das maiores construtoras da América Latina lidera determinado segmento. E apresentou aumento de 35% nos lançamentos do primeiro trimestre desde ano passado comparado ao mesmo período.

Assim, especialistas estimam crescimento para todos os padrões nos próximos anos, especialmente os de médio e alto padrão. O esperado é que 2020 continue com o vapor crescente de 2019  recuperando todos os outros anos parados.

Dicas essenciais para escolher seu imóvel

Acima de tudo, é estudar, e possuir conhecimento sobre qual região pretende morar. O ideal é realizar uma pesquisa da área como vizinhança, bairro, segurança, localidade e comodidade para a família. Depois disso atente-se para não se deslumbrar e acabar optando pela primeira opção, procure conhecer todas as opções possíveis.
Afinal as novidades são constantes, e com tanta oportunidade vale a pensa explorar, estudar e optar com cautela pelo seu novo lar. Aproveite a mais nova boa fase!

Veja também: Fundos imobiliários ainda são bons investimentos?