Saiba as possíveis identidades do criador do Bitcoin

Publicidade

2020 foi um ano de crescimento e consolidação para o Bitcoin. A polêmica criptomoeda cresceu no ano da pandemia em 303%, um aumento de de US$ 7.300 para US$ 29.433.

Publicidade

Elon Musk continuou o hype, anunciando em fevereiro de 2021 que investiria $ 1,5 bilhão em Bitcoin em nome de sua fabricante de carros elétricos Tesla. Em meio ao crescimento vertiginoso, críticas de celebridades como Warren Buffett e até questões sobre a legalidade das criptomoedas, uma questão permanece sem resposta.

Publicidade

Quem é o criador da moeda, Satoshi Nakamoto, nunca foi identificado e é objeto de muita especulação. saiba mais sobre ele:

Bitcoin e o Satoshi Nakamoto

Primeiro, Satoshi é o codinome usado pelo inventor (ou criadores) da criptomoeda mais bem-sucedida do mundo. O caminho para o nome começou com a Satoshi Renaissance Holdings, a empresa responsável pela criação do Bitcoin.

A empresa possui o registro bitcoin.org, e a moeda apareceu pela primeira para todos em agosto de 2008. No mesmo ano em novembro, Satoshi Nakamoto publicou um artigo chamado Bitcoin: A P2P Electronic Money System, que detalhava como o Bitcoin funciona. Em 2009, foi lançado o primeiro código aberto da moeda.

Desde o seu lançamento, o Bitcoin cresceu 99,98% do tempo (uptime), e a rede nunca foi interrompida por um crash ou falha. No entanto, durante esses 12 anos de operação, Satoshi Nakamoto nunca mais apareceu.

Os anos seguintes focaram na negociação e no desenvolvimento da plataforma de ativos. Nos primórdios do comércio, Satoshi Nakamoto se destacou no mercado ilícito ao criar a Bitcoin Foundation, que visava definir as regras de compra e venda da moeda.

Após esse momento, o crescimento parece inevitável. Se o Bitcoin começou em $ 13 em 2013 antes de ser muito volátil, acabou sendo negociado a mais de $ 700.

Quem é o criador?

O líder misterioso do Bitcoin tem várias identidades designadas. Embora não confirmados, os rumores circularam entre diferentes nomes do mercado financeiro e de tecnologia. A possibilidade de que este seja o nome do grupo responsável pelas criptomoedas também é reconhecida.

Uma das pessoas mais citadas é Hal Finney. Hal, que morreu em 2014, foi o primeiro contato de e-mail de Satoshi depois que o Bitcoin foi criado. Ele também foi a primeira pessoa no mundo a adquirir uma unidade monetária e foi um forte defensor de novos métodos de pagamento e moedas. No entanto, ele sempre negou ser o Criador.

Hal Finney também está vinculado a outro suposto criador do Bitcoin, este com uma conexão um pouco mais explícita. Dorian Satoshi Nakamoto foi um dos principais programadores do governo dos EUA na década de 90 e, devido ao seu nome e à qualidade da programação Bitcoin, Dorian foi declarado fundador por várias publicações. Como Hal Finney, Dorian sempre negou ter algo a ver com a criação do Bitcoin.

Também há rumores de que o criador de contratos inteligentes, Nick Szabo, gerou a plataforma de negociação Ethereum. Uma figura bem conhecida no mercado de criptomoedas, Nick criou o bit gold, um projeto que teria desencadeado o nascimento do Bitcoin. Ele também tem estado em negação.

Veja também: Não caia nessa: os quatro piores investimentos para se fazer em 2022