Não caia nessa: os quatro piores investimentos para se fazer em 2022

Publicidade

Investir é um meio de valorizar seu dinheiro e fazer com que ele não perca seu poder de compra com o passar do tempo. Existem diversos tipos de carteiras que te ajudam nisso. No entanto, o mundo dos investimentos também tem verdadeiras furadas que você deve evitar. A seguir, quatro investimentos horríveis que devem ser evitados por qualquer investidor, mesmo que este seja iniciante.

Publicidade
  1. Fundo DI

É um fundo de investimento de renda fixa e tem rentabilidade muito próxima ao CDI, que tem a taxa andando perto da Selic. No entanto, o grande problema do DI é que se trata de um investimento de renda fixa nos quais a corretora, gestora desse fundo, vai investir o seu dinheiro em títulos públicos do Tesouro Selic. Desta forma, ao invés de você ir até o Tesouro e comprar, o fundo DI vai fazer isso. Você terá uma rentabilidade semelhante, mas será cobrado por taxa de administração e, além disso, pelo imposto de renda na forma “come cotas”. Esse imposto de renda é uma forma danosa de incidência do imposto de renda em seus investimentos de renda fixa. Incide duas vezes por ano, em maio e em novembro. Independentemente de você ter resgatado o investimento ou não, ele vai debitar uma alíquota de imposto de renda. E mesmo que você não saque, a incidência do imposto de renda vai drenar seu investimento.

Publicidade
  1. COI – Certificados de Operações Estruturadas

Portanto, nada mais, nada menos que uma aposta. A corretora elege alguns tipos de investimento e te apresenta. Se eles valorizarem, entregarão a rentabilidade combinada. Se não se valorizarem simultaneamente, você vai só receber seu dinheiro de volta, sem correção e sem compensação. As corretoras vão eleger ativos e criar cenários de rentabilidade em que o cenário que você vai ganhar dinheiro vai ser extremamente difícil. Teria que haver a valorização simultânea de vários investimentos, o que é difícil de acontecer.

  1. Poupança

Contudo, a mais popular e usada pelos brasileiros, a Poupança é outra furada. Ela é incapaz de repor as perdas da inflação, de tão ruim. Em outubro, rendeu 7,44% ao ano + Taxa Referencial. Se tem inflação alta e poupança rendendo baixa, não há reposição da inflação, você perde dinheiro e poder de compra. A Poupança tem registrado sucessivas perdas diante da inflação.

  1. Título de Capitalização

Em suma, é uma negação. Além de não terem liquidez e facilidade de resgatar – já que você não pode resgatar antes do final do prazo de vigência -, são piores do que a Poupança, e eles não têm sequer a rentabilidade da Poupança. Rende apenas a Taxa Referencial. Saiu de zero agora, mas não chega nem a meio porcento ao ano.

Veja também: Cinco fundos imobiliários para você analisar e investir