Como abordar meu cliente para fazer cobrança de dívidas?

Como abordar meu cliente para fazer cobrança de dívidas?

Publicidade

Chegou a 79% o percentual de brasileiros endividados no país, conforme apontam dados de agosto da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É um recorde de endividamento no Brasil. Neste cenário, é fundamental saber cobrar um cliente. É preciso que essa abordagem não seja agressiva, a relação amigável seja mantida e o pagamento seja efetuado.

Publicidade

Como fazer?

Ter um cadastro com todas as características de pagamento da pessoa é uma boa dica. É possível, assim, acompanhar a frequência de pagamentos e se há episódios de inadimplência recorrentes. Atrasar por uns dias é diferente de ficar quatro, cinco, seis meses sem pagar. No entanto, no primeiro caso, um lembrete é suficiente. No segundo, é necessário ter uma abordagem mais aprofundada e, para ter um diálogo mais efetivo, é necessário ter dados do cliente para cobrar de maneira eficiente.

Publicidade

Às vezes, a pessoa tem escassez de recursos, insatisfação ou esquecimento. Contudo, se o cliente esquecer, o que é comum, enviar uma primeira cobrança por e-mail é bom. A dica é enviar uma informação breve sobre o prazo e um novo boleto atualizado, e colocar os dados de contato. É bom ter empatia e dialogar com o devedor para descobrir o que está acontecendo com a situação financeira dele e escolher uma alternativa que ajude, como desconto no valor ou parcelamento.

Equipe

Se você tiver uma equipe, deve ter conhecimento sobre as leis que estão no Código de Defesa do Consumidor, que proíbe de expor o cliente ao constrangimento, excesso de cobranças e de fazer ameaças. Assim, o funcionário saberá como fazer uma cobrança sem ter problemas judiciais.

Empatia

A sua empresa tem que demonstrar respeito e compreensão com a situação do cliente. Esse ato vai fazer com que ele se sinta sensibilizado. O equilíbrio na frequência de contato é fundamental para que o pagamento seja efetuado. Desta forma, se a cobrança for feita com muita frequência, o cliente vai se irritar e provavelmente vai ignorar os contatos da empresa.

Em suma, quando a cobrança é feita de forma tardia, haverá um tempo maior para que o cliente consiga resolver aquela situação. O indicado é enviar um email na mesma semana onde ele faltou com o pagamento. Uma mensagem de texto pelo celular, o velho “SMS” com um link para pagamento também é uma boa. Saber como cobrar um cliente é uma tarefa difícil. Uma forma de evitar situações desagradáveis é oferecer bônus para quem paga em dia ou de forma antecipada. Uma vantagem que esteja atrelada à pontualidade, como um desconto. Assim, o cliente que está com poucos recursos pode se programar melhor para antecipar o pagamento, já que ele vai pagar menos ou em parcelas menores.

Veja também: Brasil tem 79% de famílias endividadas, aponta CNC