Brasil tem maior taxa de aumento salarial da América Latina

Publicidade

A pandemia de Covid-19 fez com que muitas pessoas fossem contratadas com salários mais baixos do que os que eram pagos antes da crise sanitária. Muitas empresas e comércios embarcaram na ideia de “crise” para reduzir salários e, por conta da necessidade de trabalhar e ter uma renda extra em meio à pandemia, as pessoas passaram a ganhar menos e, em alguns casos, até trabalhar mais do que antes.
Só que quando o assunto é aumento salarial, o Brasil tem apresentado crescimento nos valores. Ao menos, é isso o que aponta uma pesquisa da empresa de gestão de pagamentos internacionais Dell. O levantamento, realizado no primeiro semestre deste ano, aponta que o Brasil é o país da América Latina que apresentou a maior taxa de aumento salarial nos últimos seis meses, em comparação com o segundo semestre do ano passado. O acréscimo de 174% coloca o Brasil a frente da Argentina, que teve crescimento de 169%, e do México, que teve aumento de 108% nos vencimentos.

Publicidade

Ranking de salário 

Mundialmente, o Brasil é o segundo colocado no ranking, sendo superado apenas pela Itália, que teve crescimento salarial de 176%. A pesquisa também aponta que o aumento ocorreu, principalmente, por conta do incremento em ganhos de pessoas que trabalham na área de tecnologia. Esses trabalhadores são bastante cobiçados e disputados pelas empresas e companhias. Realizado em todo semestre, o levantamento é chamado de Global Hiring Report. Os dados consideram mais de 100 mil contratos feitos em mais de 150 países registrados na plataforma da Deel. No comparativo com os últimos seis meses de 2021, o semestre passado registrou aumento de 228% o salário de profissionais de áreas que resultam em sucesso do cliente. Engenheiros de qualidade tiveram um aumento de 155%, enquanto profissões que são ligadas a dados tiveram aumento de salário de 147%.

Publicidade

Além disso, no ranking dos 10 primeiros, estão presentes os três países da América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), dois da Europa (Itália e Holanda), dois da América do Sul (Brasil e Argentina), dois da Ásia (Índia e Filipinas) e um da África (Nigéria). Itália, com 175%, lidera em aumento nos vencimentos. Depois vem Brasil, com 174%. Índia é a terceira no geral, com uma taxa de aumento salarial de 158% de um semestre para o outro. Depois, Nigéria (157%) e Estados Unidos (119%). Argentina é a sexta do ranking, apresentando um aumento na taxa de 117%. Holanda (115%), México (108%), Filipinas (104%) e Canadá (102%) completam a lista das 10 que tiveram maiores aumentos nos vencimentos.

 

Veja também: Juros de mora: Entenda como essa taxa aumenta sua dívida atrasada