fgts-previdencia-desempregado é obrigado a pagar

Desempregado deve pagar INSS? Saiba mais sobre o assunto agora

Publicidade

Nos últimos anos o Brasil tem enfrentado um alto índice de desemprego. Muitas pessoas têm buscado bicos e freelas para conseguir se manter financeiramente estável. E uma dúvida recorrente entre as pessoas que estão desempregadas é se há a necessidade delas virem a pagar INSS, mesmo não tendo um trabalho fixo.

Publicidade

Se esta também é sua dúvida, então confira esse post até o final e saiba mais sobre o assunto, bem como aprenda a escolher o meio mais viável de contribuir para o INSS e, assim, garantir a sua aposentadoria.

Publicidade

Confira!

Desempregado deve sim pagar INSS

Todos os desempregados devem sim pagar INSS. Ainda que não tenha um emprego de carteira assinada, esse período poderá contar para a aposentadoria, desde que esteja com a sua contribuição em dia.

Contudo, é necessário avaliar o tipo de contribuição a ser paga. É importante que ela esteja dentro das suas condições financeiras. Afinal, não tendo um emprego registrado, o trabalhador geralmente fica financeiramente instável.

Então, antes de começar a pagar INSS, verifique qual tipo de contribuição se adequa melhor a seu caso. Veja abaixo a diferença entre elas:

Simplificado

Nesse tipo de contribuição o valor a ser pago é de 11% sobre o salário mínimo. A aposentadoria é feita apenas por idade, sendo que o tempo mínimo para mulheres é de 60 anos e para homens 65.

Além disso, o contribuinte precisa ter 15 anos de contribuição.

Normal

A contribuição é de 20% sobre o salário mínimo, ou sobre o teto do INSS.  Nesse caso o contribuinte pode se aposentar tanto por idade como por tempo de contribuição.

Na opção por idade se aplicam as mesmas regras da alternativa anterior. Já por tempo de contribuição mulheres precisam ter no mínimo 30 anos de pagamentos e homens 35.

Além disso, pode-se escolher entre duas alternativas de aposentadora. A fórmula 85/95 progressiva, onde a soma de contribuição e idade deve somar 85 pontos para mulheres e 95 para homens e não há desconto. Ou, o fator previdenciário onde não há idade mínima, mas o contribuinte terá um desconto na aposentadoria por estar se aposentando mais cedo.

Como pagar INSS estando desempregado?

Muitas pessoas que estão desempregadas, mas desejam pagar INSS, ficam na dúvida sobre como realizar o pagamento. Existem duas maneiras que o contribuinte pode utilizar para ficar em dia com o INSS.

A primeira delas é comprando uma Guia de Recolhimento em uma papelaria, preencher os dados manualmente e pagar em um banco ou casa lotérica.

Essa é uma alternativa mais acessível para todos, mas que pode dar problemas se você preencher algum dado errado.

A segunda opção é emitir a guia para pagar INSS de maneira online. Para isso, basta acessar esse link do site da Receita Federal, e seguir os passos do processo para emitir a sua GPS.

Mas lembre-se, antes de emitir a sua guia e pagá-la, avalie qual o tipo de contribuição se adequa mais ao seu perfil e situação financeira.

Assim, você terá como pagar INSS, sem acabar comprometendo a sua renda e garantindo a sua aposentadoria. Então sente e avalie com calma antes de tomar qualquer decisão.

Leave a Comment