Os efeitos negativos que as finanças causam na saúde. O que fazer para resolver?

Os efeitos negativos que as finanças causam na saúde. O que fazer para resolver?

Publicidade

Você já sentiu culpa ao fazer uma compra? Isso é muito comum, já que a culpa é gerada pelo consumismo. A ansiedade perante ao endividamento não é um sentimento isolado, mas sim um sintoma da relação entre saúde financeira e saúde mental que, por muitas vezes, passa despercebido. O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). São quase 19 milhões de brasileiros sofrendo com ansiedade, ou seja, 9% da população.

Publicidade

As dificuldades financeiras podem ser responsáveis por sintomas de ansiedade e depressão. Quem sofre com problemas de saúde como esses tem tendência a tomar decisões piores. Geralmente, essas decisões amenizam o sentimento de ansiedade. Comprar um lanche, um chocolate, fazer uma viagem não programada, entre outras, e isso acaba te deixando mais ansioso porque acaba gastando um dinheiro que não poderia ter gasto.

Publicidade

Um estudo do Instituto de Políticas sobre Dinheiro e Saúde Mental aponta que as pessoas endividadas têm três vezes mais chances de sofrer com a saúde mental. Ele foi realizado em 2017 e apresentou os comportamentos relacionados ao dinheiro com pessoas que enfrentam problemas como ansiedade e depressão. Dos entrevistados, 93% gastavam mais dinheiro do que o normal, mostrando que a saúde financeira afeta a saúde mental.

Abandone o sentimento de vergonha

Você não é a única pessoa cuja relação com o dinheiro é afetada pela ansiedade, e vice versa. Milhões de pessoas enfrentam esse desafio, muitos estão perdidos e não sabem o que fazer para sair dessa situação. Não sinta vergonha, há muitos fatores que contribuíram para que você chegasse a essa situação.

Ausência de uma boa educação financeira

Não é sua culpa, a falta de educação financeira acabou possibilitando que você tivesse uma relação ruim com o dinheiro. Muitos outros fatores que você desconhece também estão envolvidos na forma de lidar com as finanças. O importante é entender que você não é a única pessoa a passar por isso.

Não tenha vergonha de pedir ajuda

Portanto, saúde mental é um assunto muito sério, e não é uma boa escolha lidar com isso sozinho. Converse com pessoas que você confia. Você precisa ter um círculo de apoio em que se sinta seguro para buscar ajuda com outras pessoas.

Aprenda educação financeira

Contudo, você precisa lidar melhor com seu dinheiro, precisa cuidar das finanças para cuidar da saúde mental. É preciso ter uma mente equilibrada para buscar o conhecimento e a confiança que precisa para fazer escolhas melhores. Você precisa dominar sua mente e deixá-la saudável antes de dominar suas finanças. Em suma, com essas dicas simples, você poderá ter uma melhor saúde mental e retomar o controle da situação. Não deixe as finanças minarem sua saúde.

Veja também: Brasil tem 79% de famílias endividadas, aponta CNC