Os hábitos que podem sabotar suas Finanças Pessoais

Publicidade

Você conhece ou já ouviu falar dos comportamentos que sabotam suas finanças pessoais? Sabe aquelas manias que praticamos a todo minuto, porém nem percebemos Acredite, estão presentes em vários setores das nossas vidas, especialmente no setor Finança Pessoal, e acima de tudo nos prejudicam severamente Mas como identifica-los?

Publicidade

Acompanhe alguns dos comportamentos citados a seguir e analise-se com base neles, não se esqueça… Seja honesto!

Publicidade

 

Trocar de celular constantemente

Primeiramente todos sabem o quanto é tentador ter o celular da última geração. Afinal, estamos cada vez mais dependentes das funcionalidades que tornam nosso dia-dia mais prático além de os aparelhos estarem cada vez mais elegantes. Consequentemente, isso terá determinado custo, e não é baixo. Contudo aparentemente esse comportamento parece ser inofensivo, além de proporcionar tamanha satisfação. Portanto, avalie-se e procure ter a percepção de quanto em quanto tempo troca seu aparelho.

 

Excesso de otimismo

Mais importante, seja positivo. Não leve o título desse parágrafo a ferro e fogo, pois a intenção não é que você seja o pessimista.

 

Porém não é aconselhável que seja um otimista sem restrições, pois o excesso da mesma pode dificultar a realização de um planejamento.

Em outras palavras, como tudo dará certo na visão de alguém extremamente otimista, não há a necessidade de criar um plano “B”. Ou seja, não há preparo para imprevistos.

 

 

Da mesma forma, nunca perde o bom humor e a certeza de nada dará errado. Contudo é importante manter os pés no chão.

Fugir do Planejamento e Controle Financeiro

Assim como há muitas pessoas que não gostam de ir ao dentista ou ao médico, é muito comum que muitas outras não gostem de administrar seu próprio controle financeiro.

 

Consequentemente, acabam criando situações onde justificam tal comportamento alegando que a planilha é complicada, o aplicativo trava, falta de tempo, entre muitas outras “desculpas”.

 

Contudo, corra disso. Pratique disciplina e tenha força de vontade para que nasça um novo hábito, obtendo então bons resultados.

 

 Não deixe seus investimentos nas mãos do gerente do banco

Administração financeira pode ser uma atividade maçante e tanto para muita gente,  e por esse motivo elas acabam deixando esse “trabalho” para o gerente bancário.

 

Entretanto, é importante sabermos que nem sempre ele terá as melhores escolhas para você, além de limitar opções de investimentos voltadas somente para produtos do banco. Contudo,  pesquisar sobre modalidades e opções de investimentos no mercado tem tamanha importância para que não fique “dependente” do seu gerente.

 

 Não praticar exercícios físicos

Oi? Mas o que é que isso tem a ver com finanças pessoais? Acredite, pode parecer que não, mas este é um ótimo exemplo para mostrar como tudo está bastante relacionado.

 

Acima de tudo, ao não praticarmos exercícios físicos, inúmeros efeitos negativos passam a ser desencadeados com o tempo, como:
– A probabilidade de cairmos doentes é grande, consequentemente os gastos com cuidados como médico e remédio também.
– Regressão de produtividade no trabalho, o que resulta em zero promoções e aumentos de salariais.
–  O tempo ocioso nos faz ocupa-lo com possíveis vícios como: Fumar, comer mais, beber, sedentarismo entre outros.

 

Portanto mexa-se! Os exercícios farão um bem danado ao seu bolso e a você!

 

Leave a Comment